Instituto Padre Olavo

Imagem de Padre Olavo Ferreira de Araújo, fundador da Irmandade de Nossa Senhora das Vitórias.

Padre Olavo Ferreira de Araújo

A Irmandade de Nossa Senhora das Vitórias, renomeada em 2018 como Instituto Padre Olavo, teve suas origens nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial com a morte do *Capelão Militar Frei Orlando, em 1945, que atendia soldados brasileiros moribundos na Itália.

Seu companheiro, o Capelão Militar Padre Olavo Ferreira de Araújo, diante dos cadáveres e de compatriotas inconsoláveis fez o seguinte voto a Nossa Senhora das Vitórias: “Erigir uma Irmandade em sua honra, se as tropas obtivessem a vitória, e de volta à Pátria socorrer as viúvas e órfãos, famílias necessitadas e crianças carentes e abandonadas”.

Com o fim da Segunda Guerra e seu retorno ao Brasil ele não demorou para cumprir seu voto. A Instituição foi fundada em 20 de novembro de 1950 em Cardeal Mota, Município de Jaboticatubas, MG. Era desejo de Padre Olavo levantar o Santuário de Nossa Senhora das Vitórias e suas obras sociais nesta localidade. Obras dedicadas principalmente à educação e amparo dos filhos de Expedicionários da FEB – Força Expedicionária Brasileira – de militares em geral e também de crianças desamparadas.

Apesar do desejo inicial de manter as Obras em Cardeal Mota, em 1º de Novembro de 1951 a sede da Irmandade foi transferida para Belo Horizonte, mesmo ano em que o abnegado Padre Olavo inaugurou a Cantina Frei Orlando – homenagem ao seu companheiro de Guerra – na Rua Humaitá, 546 no Bairro Padre Eustáquio.

Em 20 de fevereiro de 1952 foram instalados os serviços médicos gratuitos aos beneficiados pela Cantina Frei Orlando. Houve a instalação de um ambulatório médico e, mesmo com a morte do Padre Olavo, os membros da Irmandade de Nossa Senhora das Vitórias não pouparam esforços para manter as várias obras sociais em atividade.

 

Imagem de Irmã Marilene, fundadora da Creche Clubinho.

Irmã Marilene

Durante um longo período – 1950 até 1980 aproximadamente – a Instituição coordenou muitas obras sociais. Dentre as obras constavam: escolas de profissionalização, cursos de ensino supletivo e alfabetização de adultos, centros de iniciação vocacional, “Obra dos Tabernáculos” e a “Obra do Pequeno Samaritano” que eram projetos destinados ao levantamento de doações para merenda escolar.

Em 20 de setembro de 1984 houve a criação do “Departamento de Assistência Social Do Instituto Padre Olavo” e a designação da Irmã Marilene para sua diretoria. Quando ela assumiu a direção da irmandade, esta já não possuía obras sociais em atividade. Com sua chegada veio então a fundação da “Creche Clubinho Nossa Senhora das Vitórias” a partir de 02 de janeiro de 1985. A Creche surgiu com a finalidade de amparar crianças em situação de vulnerabilidade oferecendo educação pré-escolar, alfabetização de adolescentes e adultos, recreação e promovendo a socialização das famílias.

Muitos anos se passaram desde a fundação, mas seus ideais permanecem vivos na continuidade da obra do Padre Olavo que a atual administração luta não só para preservar, mas também ampliar e diversificar. E foi com a intenção de homenagear a sua memória que, desde o final de 2018, a Irmandade de Nossa Senhora das Vitórias passou a adotar o nome fantasia de Instituto Padre Olavo.

 

*Capelão Militar: São sacerdotes e pastores contratados pelo Estado para uma função religiosa na tropa. Eles também embarcam em missões e eventos específicos, mas para levar a espiritualidade e o apoio humano e social aos integrantes das corporações.

*Padre Olavo era ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa à Força Expedicionária Brasileira (FEB). A FEB foi criada em 1943 na intenção do Brasil combater juntamente com os Aliados nos campos de guerra Europeus. No dia 2 de julho de 1944 a Força Expedicionária Brasileira partiu rumo a Itália.