Quem somos

A Creche Clubinho Nossa Senhora das Vitórias é um agente complementar de socialização da criança. É onde ela recebe carinho, cuidados físicos, condições totais para seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social, afetivo-emocional e linguístico. É também uma prestadora de serviços para a comunidade e como tal busca constante integração com a comunidade local.

Foi fundada por Belmira Luiza Carolo – Irmã Marilene, da Congregação Missionária Servas do Espírito Santo e da Irmandade Nossa Senhora das Vitórias – em 20 de setembro de 1984. Surgiu com o intuito de atender a Comunidade da Vila União – Ponta Porã que havia sido vítima de uma catastrófica enchente do Rio Arrudas, fato este que prejudicou especialmente às crianças.

Devido à carência de recursos físicos e econômicos da população local, a Clubinho é – desde seu surgimento – uma instituição filantrópica, apartidária e que propicia atendimento sem distinção de gênero, credo, etnia, situação econômica ou física.

Iniciou suas atividades em um local improvisado onde acolhia e atendia as crianças com o auxílio de alguns voluntários e recursos escassos. E em 02 de Janeiro de 1985 a Creche foi legalmente fundada pela Irmandade Nossa Senhora das Vitórias, mesmo ano em que firmou uma importante parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a qual permitiu a continuidade e ampliação do trabalho que já vinha sendo desenvolvido.

Com o passar dos anos o espaço físico cresceu e tem sido sempre que possível melhorado e ampliado. O acesso à creche também se tornou melhor e a relação com a comunidade é respeitosa. Muitos de nossos alunos são filhos de ex-alunos o que comprova esta boa relação com a comunidade local e todos aqueles que por aqui passaram.

Grande parte do público atendido está em situação de vulnerabilidade social conforme demonstram alguns números:

  • 70% das crianças atendidas atualmente proveem de famílias pequenas e de baixa renda,
  • 30% são de famílias com vários filhos e que residem com vários membros da família de diversos graus de parentesco na mesma casa.

A vulnerabilidade social das crianças atendidas também pode ser percebida pelo grau de escolaridade das famílias:

  • 5% dos pais são analfabetos,
  • 60% possuem 1º grau incompleto,
  • 20% têm 2º grau incompleto,
  • 15% possuem 2º grau completo ou curso técnico.

A Instituição se mantém com recursos da PBH e também graças a parcerias solidárias com algumas empresas, projetos e grupos de pessoas que voluntariamente nos auxiliam com doações diversas. Se você também deseja ser um voluntário ou doador da Creche Clubinho entre em contato conosco, pois será um prazer recebê-lo!